Planejamento logístico: o que é e como aplicá-lo em seu negócio?

Como se reinventar em tempos de coronavírus - Blink
Como se reinventar em tempos de coronavírus?
28 de maio de 2020
QR Code: por que adotar esta ferramenta irá inovar seu negócio? - Blink
QR Code: por que adotar esta ferramenta irá inovar seu negócio?
14 de julho de 2020
Planejamento logístico: o que é e como aplicá-lo em seu negócio? - Blink

Planificação é ponto-chave para sucesso de um empreendimento

Planejamento logístico — Se você tem uma empresa do ramo logístico, possivelmente deve saber que para se ter êxito, é necessário antes realizar o desenvolvimento de um bom planejamento.

Pensando nisso, para que este processo ocorra da melhor forma possível, exige-se antes a aplicação de um termo bem conhecido para profissionais deste ramo, estamos falando de planejamento logístico.

Aos que desconhecem, planejamento logístico nada mais é do que desenhar um fluxo, que garanta eficácia desde o armazenamento, até a entrega do produto ao consumidor final. O seu grande diferencial está na análise segmentada, ou seja, de cada parte do processo.

E embora este possa parecer um tema simples, na verdade envolve mais variáveis do que se pode imaginar. É através do planejamento logístico que se discute, por exemplo, sobre possíveis reduções de custos, otimização de processos e principalmente melhorias nos fluxos.

O grande ponto-chave de um bom planejamento logístico é definir antes de mais nada qual ponto se deseja atingir, ou seja, traçar uma meta.

 

Como pensar?

Esta é uma excelente oportunidade para se perguntar: meu objetivo é reduzir custos? Aumentar o número de armazenamento e/ou entregas? Como garanto que cada parte de um processo irá funcionar sem contrapor a outra?

Se você tem dúvidas em como dividir as suas frentes de análise, para elaborar o planejamento logístico, uma ótima dica é separá-los nas seguintes visões: armazém, transporte e tecnologia. E não se esqueça, use a tecnologia a seu favor.

Por fim, é importante esclarecer que desenvolver um bom planejamento logístico se resume à pensar “fora da caixa”, além do senso comum da logística, é usar das ferramentas que você conhece e se abrir também para aprender coisas novas e entender que os negócios e o mercado mudam a todo o momento.

E embora o planejamento logístico tenha um foco específico, “planejamento” é a moeda-chave para o sucesso de um empreendimento e isso se aplica a qualquer abertura ou atuação no ramo logístico.

 

Contato

Precisa de ajuda para conhecer qual o serviço e estratégia mais adequada ao seu negócio? Acesse o link e preencha o formulário disponível e agenda uma reunião o mais breve possível.

Não se esqueça de seguir e conectar com as nossas redes sociais e conferir as principais atualizações e tendências de mercado:

 

Conteúdo: Equipe de ComunicaçãoFoto: Divulgação.

Confira outras notícias como esta acessando o link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× CONTATO WHATSAPP